08/12/2010

Liberando a cabeça

Não é novidade: trabalhos manuais libertam a mente. Muitos médicos não hesitam em receitar pintura, tecelagem, jardinagem... como remédio para ansiedade, depressão, stress e males da alma em geral.
Enquanto a atenção está voltada para uma dessas atividades, a cabeça sossega e a harmonia interna floresce. "As máquinas podem atingir a exatidão, mas o trabalho manual expressa a qualidade da alma"- Monika Von Koss - Um exemplo disso está no filme Colcha de Retalhos, estrelado por Winona Ryder e dirigido por Jocelyn Moorhouse. Numa pequena cidade da Califórnia, um grupo de mulheres se reúnem para fazer uma colcha que pretende responder à pergunta "Onde está o amor?" Enquanto vão unindo os retalhos coloridos ponto por ponto, se entregam ao tema, aos sentimentos, às recordações. Emoções congeladas no tempo são liberadas, velhas mágoas são dissolvidas e cada uma das habilidosas artesãs passa por profundas transformações interiores.Essa colcha não é apenas uma peça de enxoval, mas a expressão do que é realmente importante para cada pessoa que participa da criação. Beleza, harmonia, equilibrio, tudo ficou tatuado na peça, que será um presente de casamento para um jovem.
Então, depois de escrever "um livro"...rs!... o que estou propondo aqui, é que você mesmo faça os enfeites de Natal da sua casa, não precisa ser todos, mas alguns.... Estou compartilhando idéias que vi e encontrei por aí. Espero que no próximo ano eu possa compartilhar idéias próprias, já que este ano não vou decorar minha casa para o Natal e minha atenção anda voltada para uma longa viagem que vou fazer. Mas voltemos ao assunto.
Vamos ver algumas idéias de Natal...




Compre espelhinhos ( são vendidos por metro ), use-os para reciclar garrafas, faça um arco com papelão cole os espelhinhos e monte uma guirlanda, cole também nas bolas de isopor. Jornais são aproveitados para fazer cordões e flores. Aqui uma taça com vela dentro ganha uma cúpula plissada de jornal. Quem precisa de lareira para colocar os adornos de Natal? Use um aparador ou a própria mesa... a não ser que você tenha uma!


Feitos com papel, até mesmo as lanterninhas podem ser revestidas uma a uma com cones de papel pardo ou craft.





Olha essa moldura antiga se exibindo como guirlanda! Tem que se exibir mesmo, ficou linda!
Amei!


 E essas decorações de mesas!
Olhas esses porta-velas feitos com laranjas!


Pacotes com doces, bonequinhos elaborados com jujubas...



Pensa que seu quarto ficou de fora!? Ficou não...



Outras idéias







Bonsai


Ambientes




Lá fora...




Inspire-se!

Nenhum comentário: