19/02/2012

Vastu Shastra - A ciência da moradia



O Vastu Shastra é uma ciência que veio da Índia e nos dá a técnica de como harmonizar os ambientes, assim como o Feng Shui da China. Como eu e meu marido andamos estudando o Vastu para a construção da nossa casa no sítio e também para  melhorar as energias do nosso apartamento, achei interessante postar sobre o tema. Esta ciência é muito complexa. Ela abrange desde a escolha do terreno até os rituais que devem ser feitos após a aquisição do mesmo. Então, hoje vou fazer apenas algumas considerações sobre como renovar a energia do quarto de casal.
Acho lindo o ambiente da foto acima. Mas segundo o Vastu, não é conselhável ter espelho virado para a cama, visto que ele interfere com o nosso descanso. Também não devem ser colocados atrás da cabeceira, ao lado ou aos pés da cama. Dizem que nosso "espírito" sai do corpo assim que começamos a dormir. Os espelhos confundem-no e fazem com que volte rapidamente para dentro de nosso corpo e isso provoca um grande cansaço ao acordar.
Outra recomendação é que a cabeceira de uma cama não pode ficar posicionada para o norte, pois há um conflito energético ( dois pólos iguais se repelem), causando problemas de saúde para as pessoas. Uma posição favorável seria a cabeceira voltada para o leste.
O Vastu sugere cuidados com fotos de antepassados e imagens religiosas nos quartos. Isso diminui a criatividade sexual. O quarto de casal é regido pelas energias planetárias emitidas por Vênus ou Sol, por isso nenhuma outra atividade deve ser praticada nele. Deve ser usado para o repouso, o descanso, o amor e o sexo.
Evite cantos de trabalho e tvs nos quartos. 
Prefira as camas com cantos arredondados.Oos ângulos retos simbolizam rigidez e conflitos.
Mantenha os quartos bem ventilados, limpos e com a porta do banheiro sempre fechada.
Cores suaves como o rosa, o azul, o verde e o salmão são recomendadas. Evite o branco e o amarelo claro.

Fonte: Vastu, Richard Craze e Os planetas da casa

6 comentários:

Carol disse...

Eu gosto muito de harmonização de ambientes (mesmo minha casa não estando certa) e achei bem interessante esse Vastu Shastra, bem parecido mesmo com o Feng Shui.
Beijos

Flavinha Gomes disse...

Legal. Mas eu não sou adepta não. Bjka

Rosana Remor disse...

Menina, minha cabeceira é voltada para o leste, meu quarto tem cores claras e as almofadas são azuis, tenho um santuário,mas fica longe da cama, na porta do closet, só vejo se sair da cama .Procuro seguir os ensinamentos do Feng Shui,mas amei saber sobre o Vastu Shastra, tudo que é para o nosso bem e bem -vindo!

Grazi disse...

Gostei bastante da postagem sobre o Vastu Shastra. E confesso que fiquei curiosa sobre os rituais de quando se adquirir uma casa, que você mencionou. Bjim, Grazi
http://ampliandonossosonho.blogspot.com/

Andréa disse...

Li sobre o espelho, pois fui fuçar na net pq eu e meu marido acordavamos cançados todos os dias e encontrei a resposta, tirei minha penteadeira que ficava de frente p/ cama depois desse dia em diante acordo muito bem sem cansaço e renovada..bjs

Anônimo disse...

off white outlet
supreme clothing
goyard
supreme
fear of god outlet
curry 9
golden goose
jordan shoes
bape outlet
goyard handbags