03/04/2010

Páscoa e o por que de seus símbolos?

No domingo de Páscoa comemora-se a ressureição de Jesus Cristo. Nesta época, nos países da Europa também se comemora a chegada da primarvera, isso tem uma ligação com os símbolos da Páscoa, ou seja, o coelho e o ovo.
Devemos agradecer aos confeiteiros franceses por trocarmos ovos de chocolate embrulhados em papéis atraentes e não ovos cozidos enrolados em casca de legumes ou pintados com runas como faziam os antigos no início da primavera - hábito que no século 18 foi incorporado pela Igreja como símbolo da Páscoa. A chegada da primavera representava o prelúdio da bonança; de uma época de fertilidade e abundância, da esperança de uma nova vida, renascimento. Por isso muitas culturas nórdicas ancestrais atribuíam tais bençãos a deusa primavera, a quem chamavam de Ostara ou Eostre. Seus símbolos eram lebres e ovos cozidos, ambos associados à fertilidade e renovação, respectivamente.
No Brasil e alguns outros países a opção pelos os ovos de chocolate( idéia dos franceses) parece ter sido unânime e bem mais apetitosa. Já a lebre foi trocada pelo coelho, mas o significado dos dois é o mesmo, fertilidade e abundância.
Feliz Pàscoa a todos!










Adoro essas imagens de coelhos, principalmente se estão ligadas a decoração.

3 comentários:

Michele Farhat disse...

Ola,
Sou seu colega nos blogs do CASA.COM.BR. Estarei participando da CASA COR PARANÁ 2010 e criei um blog para contar tudo sobre isso. Visite e acompanhe:

www.aboxhouse.blogspot.com

Abraço,
Arq. Luiz Henrique Pinto Dias

Chez POPI disse...

Q lindas imagens!!!
Amei,
Uma linda semana para vc.
Paula

Anônimo disse...

A person can apply singing to develop their pitch.
No make a difference what the time or place, it is nonetheless adept in the present working day
through various forms. Keep quiet and wait about throughout your session.

my webpage psychicsource (u.9col.com)