09/09/2010

A porcelana e sua história

 É certo que a origem da porcelana é chinesa (206 a. c. - 220 d. c.), caracterizava-se pela brancura, transludez e dureza. Assim era a massa composta de feldspato e caulim. Desde então, foi utilizada para fazer inúmeros objetos decorativos. No final do séc. 13, Marco Polo retornou à Europa de uma das suas expedições trazendo algumas peças do "ouro branco", como ficou conhecida a porcelana na época. A partir desse momento em vários pontos da Europa, iniciou-se a tentativa de reprodução da massa. Só no séc. 18 os artesãos europeus tiveram sucesso na fabricação.
A porcelana passou a ser muito apreciada, perdurando como arte até os dias de hoje, especialmente pelas inúmeras possibilidades de pintura e riquíssimas criações que permite.
Aqui no Brasil, admiro muito as porcelanas da artista plástica paulista Rina Ammar, seus trabalhos imprimem delicadeza e romantismo. Mas como sou uma apaixonada por louças em geral, resolvi pesquisar para saber como surgiram e escolhi algumas fotos dessas peças que fazem parte do nosso dia-a-dia e dos dias mais especiais também.

 Rina Ammar

Rina Ammar

Rina Ammar



































Um comentário:

tia ionca @---;--- disse...

MA-RA-VI-LHO-SOoooooooooo bjs Tia ionca