01/01/2011

Uma noite e um dia em Istambul

Já no percurso entre o aeroporto e o hotel, percebia-se a beleza da cidade. Chegamos à noite, de banho tomado e um pouco mais descansados subimos para jantar no restaurante do hotel, que ficava no 6º andar.
A vista era deslumbrante, a poucos metros dalí, gaivotas brancas iluminadas pelos refletores das grandes torres que pertencem à famosa mesquita azul, pareciam seres celestiais que sobrevoavam o lugar.
Por um momento me senti como parte de um cenário do filme Harry Potter! Infelizmente a foto não consegue captar toda a magia do lugar.
Na manhã do dia seguinte, constatamos a beleza e o esplendor da mesquita, seu interior é todo trabalhado com pinturas e azulejos em tons de azul com pequenos detalhes em vermelho. O tapete aparentemente sem emendas, aconchega os pés enquanto os olhos se deslumbram com a arte e a beleza do lugar.
Um breve giro pelas ruas e fomos para o mercado egípcio. Bancas com frutos do mar e especiarias ficavam do lado de fora, dentro, doces, roupas, louças e lanternas coloridas preenchiam corredores lotados de vendedores e pessoas.
De tempos em tempos ouvia-se cantos sagrados vindos das mesquitas. Isso me trazia uma agradável sensação, talves pela mistura de tudo, o lugar exótico, companhias queridas e novas descobertas.
Saímos dalí e almoçamos um prato tipicamente turco, servido de uma forma totalmente diferente em um lugar aconchegante. Enquanto almoçavamos viamos o movimento na rua, mulheres lindamente vestidas com seus lenços bem posicionados deixando apenas seus rostos exóticos à mostra.
Logo depois do almoço, em um copo próprio de cristal, nos serviram o melhor chá de maçã, "ever"!

Algumas horas depois já estavamos devolta ao aeroporto.