06/09/2011

Ikea - 68 anos

Ikea é uma empresa de origem sueca fundada em 1943 por um jovem de 17 anos, Ingvar Kamprad. Originalmente a Ikea vendia canetas, carteiras, molduras para fotos, relógios, mesas, jóias ou praticamente qualquer coisa que Kamprad acreditava que podia vender a baixo preço. No início, ele vendia seus produtos em casa e enviava as encomendas pelo correio, mas pouco tempo depois, sua primeira loja foi aberta em Almhult. Em 1947 o mobiliário entrou na lista de produtos da Ikea e, em 1955 a empresa passou a desenhar seus próprios móveis. Em 1963 a primeira loja fora da Suécia foi aberta em Asker, na Noruega. Hoje são mais de 238 lojas em 34 países diferentes. Seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes e também ainda há a preocupação que os preços sejam acessíveis. O catálogo Ikea, contendo cerca de doze mil produtos, tem uma tiragem de 175 milhões de cópias anuais e é distribuído gratuitamente.

Gosto de ver como os móveis mostrados neste catálogo de 1970 são atuais. Talvez, estes catálogos antigos da Ikea sejam uma boa fonte de inspiração para os novos designers.





Catálogo 2011



Ikea

4 comentários:

Milena disse...

O catálogo é do ano que nasci,mas já não estou digna de cópia,haha!

Ikea tem coisas bem bacanas,
bj

Carol Carneiro disse...

Bom dia! Adoro esta idéia prática de cortina fechando o armário, ainda mais esta em poás (um charme!)! E ficou muito legal este móvel alto iluminado na sala. Fica ótimo em ambientes com pé-direito alto, pois não sufoca. As luminárias retrós coloridas em alumínio são super bacanas tbm. bjs e bom feriado!
Carol Carneiro
www.blogcarolcarneiro.blogspot.com

Marina Mott disse...

Sempre quis que tivesse uma loja IKEA aqui...bjs!

vivi disse...

o ateliê já mudou de endereço?
Se puder responder agradeço. Gostaria de conhecer seu espaço. hehehh
Besos, vivi.