18/12/2011

Na ceia, receba com elegância


A ceia de natal é uma ocasião apropriada para você desenvolver todos os seus talentos de anfitriã. Isso se traduz por um cardápio mais elaborado, por uma mesa preparada com bom gosto e arte, e por um serviço "perfeito."
A escolha do estilo de um jantar depende da ocasião, dos convidados e principalmente de você mesma, pois uma festa é sempre reflexo da personalidade da anfitriã. Se você é do tipo esportivo, por exemplo, não pense num jantar estritamente formal: nem você nem seus convidados se sentiriam à vontade. O importante é que suas festas sejam espontâneas, bonitas e agradáveis. A forma de obter isso e ser você mesma em todas as ocasiões, não fazendo nada que contrarie sua maneira de viver e de sentir.
Hoje em dia, uma recepção mais à vontade também pode ser considerada formal. De qualquer maneira, existem certas regras a serem observadas quando, num jantar, os convidados sentam-se à mesa.
O tamanho da mesa determina o número de convidados: calcule 50 a 75 centímetros para cada lugar, dependendo do número de talheres e do uso do pratinho de pão. Um jantar com oito pessoasé o ideal para uma mesa de proporções médias. Além disso, todos podem conversar animadamente.
 Coloque os pratos e os talheres a uns dois dedos da borda da mesa. Os garfos ficam à esquerda do prato, facas e colheres à direita. Garfo especial para frutos do mar deve ser colocado à esquerda. Disponha os talheres em ordem de uso, ficando mais distantes do prato os que vão ser usados em primeiro lugar. Isso facilita a tarefa do convidado para escolher o talher certo. Num jantar formal, os talheres de sobremesa podem ser colocados à mesa ou então vir com o prato de sobremesa.
O guardanapo, fica à esquerda dos garfos. Se houver prato para salada à esquerda, o guardanapo pode também ser colocado sobre o prato maior.
O copo de água deve ficar exatamente acima da ponta da faca, e o copo de vinho, à direita do outro. Se houver um segundo copo de vinho, coloque-o acima dos outros dois, formando um triângulo. O prato de pão deve ficar acima dos garfos.
Lembrem-se: as velas dão encanto ao ambiente, e só devem ser acesas após o escurecer. As dimensões do arranjo do centro de mesa não podem ser exageradas, para não atrapalhar a visão. Harmonize o centro de mesa com a toalha e os demais elementos, lembrando que cores amenas combinam melhor com acessórios.

Imagem: Via Belle Maison

Um comentário:

Carol disse...

Pura sofisticação. Não entendo nada disso kkk.

Tenha uma linda semana.
Beijos